Saiba a verdade
Conheça Sérgio Louback

No dia 09 de setembro de 1963, em Nova Friburgo, nascia Sérgio Louback. O filho de Seu Nino, operário da Fundição Haga, e Dona Maria José vinha ao mundo pelas mãos da parteira Dona Maura, na Rua Presidente Backer, no Alto de Olaria. Em sua infância, brincava de jogar bola e de carrinho de rolimã com seus amigos na mata do Colégio Anchieta, próximo à casa em que foi morar com sua família, no Morro de Santa Terezinha.

Frequentou o Ensino Público da cidade e, desde muito cedo, já demonstrava ser muito inteligente, estudioso e curioso. Além disso, a necessidade fez com que começasse a trabalhar muito novo, vendendo os doces que sua avó fazia. Aos 14 anos, foi servente de pedreiro. Depois, trabalhou como balconista de farmácia e, com o tempo, adquiriu experiência para que, junto à sua força de vontade, fosse aprovado em um processo seletivo para representante do laboratório Achè, o maior da América Latina. Durante a sua passagem na empresa, trabalhou como propagandista em Petrópolis, foi promovido a supervisor de todo o Estado do Rio de Janeiro e, posteriormente, a gerente regional de Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.

Foi em um congresso de cardiologia, na cidade de João Pessoa, que conheceu Natacha, sua esposa há 23 anos. Dessa união cheia de amor e respeito, nasceu Rebeca, hoje com 16 anos. Sérgio também é pai de Rhayanne, de 31 anos, fruto de seu primeiro casamento. Sua família é o seu bem mais precioso e seu alicerce. Por isso, sempre buscou ser um pai presente, amigo e que influenciou as filhas a batalharem pelo que desejam alcançar de forma justa e com respeito ao próximo.

Sérgio e Natacha sempre levaram uma vida de parceria e trabalharam juntos. Após o casamento, vieram para Nova Friburgo e retornaram à João Pessoa para revender moda íntima. Sérgio também trabalhou como assistente e sacoleiro durante alguns anos com o objetivo de financiar os estudos. Nessa época, aos 47 anos e sempre disposto a se superar, voltou a estudar. Com o apoio de sua esposa, terminou o Ensino Médio no EJA e começou a graduação em Direito se tornando Advogado, profissão que exerce até hoje.

Essa garra de vencer na vida e a fé em acreditar que nada supera o trabalho fizeram com que Sérgio entrasse na vida pública, em 2009, como assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Nova Friburgo. Organizado, transparente e sempre firme em cumprir sua palavra até o fim, obteve destaque em suas ações e foi convidado a ocupar cargos importantes da administração municipal, tendo atuado na linha de frente como subsecretário de Serviços Públicos, o momento mais complicado da história de Nova Friburgo: a tragédia climática de 2011. Em 2012, candidatou-se a vereador da cidade pela primeira vez, sendo eleito como primeiro suplente. Em 2014, foi convidado a trabalhar na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Logística, pela qual ficou responsável pelos processos relacionados à Secretaria Municipal de Saúde. Desligou-se temporariamente da administração municipal para assumir, como suplente, o cargo de vereador. Após 10 meses no Legislativo, voltou para a prefeitura como Secretário Municipal de Serviços Públicos, em 2016, ano em que também concorreu ao Legislativo Municipal. Foi eleito o quarto vereador mais votado (sendo o primeiro sem mandato) e assumiu em 2017. No ano seguinte, concorreu ao pleito de deputado estadual pelo seu partido. Em março de 2019, assumiu o cargo de deputado estadual, no qual lutou pelos interesses de Nova Friburgo, desenvolvendo mais de 100 projetos e indicações. Em 2020, retornou à posição de vereador, sendo imprescindível na luta friburguense contra o Covid-19.

Durante toda a sua vida, seja antes ou depois da carreira política, Sérgio sempre esteve ao lado do povo e procura ajudar a todos, sem distinção. Movido pelo coração e pelas causas sociais, tem um otimismo nato e, por isso, é comprometido e motivado em tudo o que se propõe a fazer, principalmente quando o assunto em pauta é Nova Friburgo. Apaixonado pela cidade, conhece sua história, seu povo e suas terras. Luta para valorizar as pessoas e as memórias que cada friburguense traz dentro de si. Em sua dedicação de servir ao próximo, independente das circunstâncias, acorda cedo todos os dias - com um sorriso no rosto e a seriedade de quem não tem medo do trabalho – para batalhar pelo que acredita: uma Nova Friburgo melhor.

Sergio Louback Sergio Louback Sergio Louback Sergio Louback Sergio Louback Sergio Louback Sergio Louback Sergio Louback